Atuar em rede pode te levar mais longe 

Precisando de apoio neste momento e em outras situações? As entidades mostram que a união faz a força ;)

Saiba o que cada uma tem a oferecer para o seu negócio e associe-se \o/

ACB

Associação Comercial da Bahia

Fundada em 1811, a Associação Comercial da Bahia (ACB) é a primeira do Brasil no segmento que atua, responsável por unir, defender e assessorar empresários frente aos poderes municipais, estaduais e federais, além de buscar o fortalecimento do cenário econômico local. A presidência da casa é de Mario Correia Dantas de Carvalho. A entidade tem como missão orientar os associados e empresários baianos, além de defender os interesses coletivos.

Produtos e Serviços 

Câmara de Arbitragem

A câmara de mediação e arbitragem da ACB foi criada formalmente em 1994, dois anos antes da primeira lei de arbitragem do Brasil, em 1996. Mas, desde 1850 a câmara já atua junto às câmaras arbitrais. Entre os serviços oferecidos pela Câmara estão: mediação, conciliação e arbitragem.

Assessoria Jurídica

Os associados da ACB contam com assistência jurídica consultiva. O atendimento visa a orientação de dúvidas relativas ao Direito, seja para a empresa ou pessoa física. Nos casos em que os processos demandarem ações específicas, os sócios são instruídos sobre os procedimentos necessários, indicando profissionais e/ou escritórios com perfil adequado à demanda solicitada. 

Assessoria de Comércio Exterior

Núcleo responsável pela consultoria e soluções para empresas que desejam exportar ou importar. O atendimento é realizado por uma equipe que detalha as melhores ferramentas administrativas para realizar transações comerciais em todos os continentes.

Certificado Digital

A Associação Comercial da Bahia, em parceria com a Certisign, atua como Autoridade de Registro para a emissão de certificados digitais. O ponto de atendimento é na sede da entidade, no Comércio. A compra deve ser efetuada no site: https://www.certisign.com.br/

Certificado de Origem

A entidade é habilitada a emitir Certificados de Origem para exportação a partir do Sistema COD. O cadastrado é feito no endereço http://cod.cacb.org.br/acb/  e após o preenchimento o documento deve ser enviado à ACB para ser realizada a conferência final do COD, assinando-o  e devolvendo-o ao exportador.

Consulta SPC

A entidade oferece o cadastramento de empresas para que elas possam fazer a consulta ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o qual é administrado pela Boa Vista Serviços e apresenta informações sobre inadimplência de pessoa jurídica e física, o que garante ao sistema de vendas a crédito tomar melhores decisões durante e traçar estratégias.

Convênios

Os associados da ACB contam com descontos de até 20% em restaurantes, hotéis, lojas de vestuário, óticas, decorações e viagens. As empresas conveniadas são atualizadas mensalmente.

Contatos: 

Site: www.acbahia.com.br

Instagram: @associacaocomercialba

Facebook: Associação Comercial da Bahia

Telefone: (71) 3242-4455.

Endereço: Praça Conde dos Arcos, S/N, Comércio, Salvador/Bahia.


CDL SALVADOR

Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador

Há 60 anos oferece as mais avançadas e inteligentes soluções em prestações de serviços de proteção às atividades comerciais em todo o país. 

Além de aproximar diversos segmentos empresariais, a entidade tem o objetivo de representar, desenvolver e valorizar o segmento lojista por meio por meio de ações institucionais, promocionais e serviços especiais que contribuem para o seu sucesso. 

Produtos e serviços para o associado:

Consulta SPC: o maior banco de dados cadastrais da América Latina com soluções customizadas para as suas necessidades de consulta e análise de crédito, recuperação de ativos e redução de risco de inadimplência.

Certificação Digital: emissão de e-CNPJ e e-CPF para que tenham mais segurança em suas transações eletrônicas.

Ações Promocionais: campanhas para fortalecimento do comércio como a Liquida Salvador, Liquida Bahia, Natal de Luz e Prêmios, entre outras.

Cursos e Palestras: capacitações com temas estratégicos de grande importância para o segmento

Parcerias e Benefícios: oferecemos vantagens exclusivas através de parcerias com empresas e instituições de interesse do empresariado.

Consultoria Jurídica: serviços de consultas com agendamento prévio.

Conselho do Comércio: Fórum de Discussões sobre assuntos relevantes para o comércio, que permite o diálogo com os mais variados segmentos da sociedade.

CDL Jovem de Salvador: formada por jovens empresários e gestores. Uma das principais funções é desenvolver e formar novas lideranças para o varejo, sempre com o foco em empreendedorismo e inovação.

Salas de treinamento: salas moduladas, equipadas e com capacidade para até 100 pessoas.

Se ainda não é associado, entre para o time >> #juntossomosmaisfortes

Contatos: 

Site: www.cdl.com.br

Instagram: @cdl_salvador

Facebook: CDL Salvador

Youtube: @cdlsalvador

Telefone: (71) 3320-4016.

Endereço: Rua Carlos Gomes, nº 1.063, Ed. CDL, Salvador/Bahia.


FECOMÉRCIO-BA

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia

É uma entidade sindical de segundo grau, âmbito estadual, que tem o papel de representar os sindicatos empresariais desse setor e defender os interesses do comércio perante o Estado. No plano nacional, a Federação é vinculada à CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

A Federação possui 35 entidades sindicais associadas, divididas entre a capital e interior do Estado.  Sua sede funciona na Casa do Comércio Deraldo Motta, edifício emblemático da capital baiana, construído especialmente para abrigar a área administrativa do Sistema Fecomércio Sesc Senac Bahia. 

Responde pela administração regional do Sesc (Serviço Social do Comércio) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), instituições privadas e sem fins lucrativos que promovem ações nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer, beneficiando comerciários e seus dependentes, assim como toda a sociedade.

Produtos e Serviços: 

Assessoria Legislativa

Como legítima representante dos empresários do setor terciário baiano, a Fecomércio mantém um setor dedicado ao acompanhamento dos projetos de lei que impactam direta e indiretamente o comércio de bens, serviços e turismo, nas esferas federal, estadual e municipal. Nessa fase de pandemia, a Federação tem trabalhado intensamente, pleiteando medidas que minimizem os efeitos da crise sob os empresários a exemplo da postergação de tributos federais, estaduais e municipais;  suspensão de prazos administrativos fiscais, entre outros. 

Câmara Setoriais  

As câmaras funcionam como órgãos consultivos e promotores de networking e capacitação empresarial. Elas maximizam a representatividade da Federação em setores específicos como Assuntos Tributários, Mulher Empresária, Jovem Empresário, Turismo e Empresários em Shoppings Centers. A Fecomércio-BA ainda integra a Câmara Empresarial de Comércio Argentina-Bahia, que tem a finalidade de estimular as negociações bilaterais entre o Estado e o país argentino. 

Certificado Digital por Videoconferência

Em tempos de pandemia, ampliar o uso do Certificado Digital é uma excelente medida, uma vez que permite a realização de serviços a distância, evitando deslocamentos e contato numa assinatura de documentos, por exemplo.  A Fecomércio-BA, como autoridade de registro da Certisign na Bahia, facilita o atendimento de quem necessita renovar ou validar o seu certificado digital nesse período. 

Planos de Saúde

Por meio da parceria com duas grandes operadoras do País, a Qualicorp e a Affix, são oferecidos Planos de Saúde para empresários e para trabalhadores do setor terciário. 

Cartões de Multibenefícios

A Alelo, gestora de Cartões de Benefícios para funcionários (auto, alimentação, refeição), também é parceira Fecomércio-BA. Assim, as empresas do setor terciário contam com condições diferenciadas na compra desses produtos. Vale ressaltar que a aquisição dos cartões de benefícios propicia redução de custos aos empresários. 

CERTIFICADOS DE ORIGEM: A Federação também é legalmente habilitada a emitir Certificados de Origem para exportação nas modalidades Padrão, Aladi e Mercosul. 

Contatos: 

Site: www.fecomercioba.com.br

Instagram: @fecombahia

Facebook: Fecomércio-BA

Atendimento via WhatsApp: (71) 3273-9860

Endereço: Av. Tancredo Neves, 1.109 – Caminho das Árvores, Salvador/BA.


FIEB

Federação das Indústrias do Estado da Bahia

É uma instituição que trabalha para o desenvolvimento da indústria do estado da Bahia, representando e defendendo seus interesses. 

Reúne o pensamento estratégico de 44 entidades sindicais da indústria baiana, identificando oportunidades de melhoria da competitividade. 

Diante do cenário atual, tem desenvolvido diversas ações que objetivam ajudar a pequena e micro indústria na superação da crise COVID-19.

Produtos e Serviços: 

FIEB Atende – (71) 9 8165-8941. 

Atendimento via WhatsApp para recebimento de demandas, esclarecimento de dúvidas e orientação às indústrias. 

 Mais informações: http://www.fieb.org.br/sindicatos/

Impactos do Coronavírus na Indústria

Comunica impactos e principais informações sobre o assunto para apoiar as empresas no enfrentamento da crise. Clique e acesse: http://www.fieb.org.br/Pagina/8415/Informacoes-COVID-19.aspx

Guia Industrial do Estado da Bahia - FIEB

Oferece acesso a importantes informações das empresas industriais do Estado da Bahia, facilitando a realização de negócios: dados cadastrais; produtos; insumos; resíduos; tamanho das empresas (por número de empregados e por faixa de faturamento); participação no comércio internacional, entre outras. 

Clique e acesse: http://www.fieb.org.br/guia/ 

Portal Assessoria FIEB On-line

Serviços gratuitos de assessoria às indústrias no licenciamento ambiental e sanitário, Banco de Práticas Sustentáveis, Bancos de Articulações Sociais, Serviço de Apoio ao Investido, Internacionalização e Acesso ao Crédito. Acesse: http://sis.fieb.org.br/FIEB/ASSESSORIAFIEB

Serviços gratuitos via Portal Assessoria FIEB Online:  

Assessoria às indústrias no licenciamento ambiental e sanitário junto aos órgãos reguladores. Banco de Práticas Sustentáveis, suporte às empresas na elaboração de projetos sustentáveis, valorizando as práticas adotadas, Bancos de Articulações Sociais, suporte em ações de voluntariado, possibilitando que excedentes de produção, doações, materiais recicláveis/reutilizáveis sejam transformados em benefícios sociais.

Internacionalização - assessoria as empresas na melhoria da competitividade para a internacionalização, através do acesso e diversificação de mercados, cooperação empresarial, transferência de tecnologia entre outros. Por meio do Serviço de Apoio ao Investidor, é prestada assessoria a investidores, através de informações técnicas, orientações, estudos e contatos durante o processo de implantação no estado.

Orientação para Crédito norteando na obtenção de linhas de crédito mais adequadas à necessidade da sua empresa. http://sis.fieb.org.br/FIEB/ASSESSORIAFIEB

Contatos: 

Site: www.fieb.org.br

E-mail: http://www.fieb.org.br/fieb/contato/FIEB 

Endereço: Rua Edistio Pondé, 342, Stiep, Salvador/BA.


IEL

Instituto Euvaldo Lodi

O IEL tem o objetivo de ajudar as empresas a ganharem em competitividade. Por meio de linhas de atuação de Desenvolvimento de Carreiras e de Desenvolvimento Empresarial, oferece serviços que, aplicados individualmente ou em conjunto, auxiliam a melhorar os processos internos da empresa e colaboram com o seu crescimento. 

Objetivando contribuir com a recuperação das empresas na superação da crise COVID-19, disponibiliza:

  • Clube IEL de Negócios: Programa desenvolvido com o objetivo de estimular a geração de negócios entre as empresas participantes, além de promover networking, troca de experiências e boas práticas. 

Com a proposta de aproximar empresas para troca de experiências, boas práticas, networking e geração de negócios, o Clube IEL de Negócios realiza encontros virtuais quinzenais com empresas do estado. 

Preencha o termo para receber mais informações: https://forms.gle/KRchMvjNw8Q431PX9 e faça parte dessa rede empresarial.

  • Agenda de LIVES com conteúdo que serão discutidos com convidados para servirem de insights para empresários:

JUNHO 2020

  • 09/06 - Soft Skills – Quais são as principais habilidades comportamentais? Já parou para pensar nas suas? Conta para a gente. Poliana (IEL) + convidado.
  • 30/06 - Micro, Pequenas e Médias empresas inovando para encarar os desafios do contexto COVID. Convidados: Fabiana (IEL) + empresa convidada.

JULHO 2020

  • 07/07 - Metodologias ativas como estratégia para ressignificar o processo de aprendizagem. Evandro (IEL) + convidado.
  • 21/07 - Como identificar suas potencialidades para a recuperação pós crise. IEL + convidado.