É hora de economizar para não morrer na praia  

 

Redução de custos é necessário e uma obrigação interna da empresa. Trace metas! Momentos cruciais exigem atenção especial e permitirão ao negócio lucrar mais no futuro!

 

8 maneiras de reduzir custos:

  • Renegocie aluguéis de local, maquinário e contratos de prestação de serviços (onerosidade e caso fortuito, em função de não haver vendas e calamidade pública, abre possibilidades de revisão de contratos). 
  • Avalie necessidade de pessoal e adeque a carga horária, considerando as oportunidades ofertadas pelo governo federal. Acesse https://sebraeorienta.com.br/pessoal.aspx e veja as opções.
  • Verifique as despesas pessoais e sua retirada do negócio – faça seu orçamento pessoal.
  • Pesquise alternativas e negocie melhores taxas de pacotes de instituições financeiras e maquinetas de cartão (meios eletrônicos de pagamento). Faça uma comparação em https://emconta.sebrae.com.br
  • Avalie os bancos digitais registrados no Banco Central, por exemplo. Faça uma comparação em https://emconta.sebrae.com.br
  • Identifique oportunidades de melhoria na forma como trabalha, reduzindo tempo, uso de material, retrabalho e controlando desperdício. A partir disso, faça um Plano de Ação para implantar as melhorias. Assim o negócio volta mais forte após a pandemia.
  • Pesquise fornecedores; quais são os melhores produtos/serviços para ofertar aos clientes atualmente? 
  • Esgote todas as formas de gerar recursos antes de solicitar uma linha de crédito e seja assertivo na hora da decisão.

Acesse ao link, baixe o e-book e entenda como fica a fatura de energia elétrica durante o Coronavírus (https://atendimento.sebraemg.com.br/biblioteca-digital/content/energia-eletrica-como-fica-a-conta-de-energia-com-o-impacto-do-novo-coronavirus)

 

Prorrogação do Pagamento de Débitos 

Os principais bancos públicos e privados, e instituições de microcrédito, aderiram à prorrogação de dívidas, entre eles: o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica, o Banco do Brasil, o Desenbahia, o BNDES, o Bradesco, o Santander e o Itaú.

De um modo geral:

  • As parcelas imediatas das operações já contratadas podem ser prorrogadas entre 60 e 180 dias.
  • Tem que estar em dia com o pagamento das parcelas até o mês de fevereiro de 2020. Essa tem sido uma exigência comum, mas há exceções.
  • Cada instituição definiu as linhas de crédito em que são permitidas as prorrogações, prazos e condições.

Mas, antes, o empresário deve ficar atento a algumas condições para fechar a negociação:

  • Avalie sua previsão de caixa futura e confirme a necessidade de solicitar a prorrogação, por quanto tempo e qual valor de parcela é viável. Acesse as orientações de Finanças deste Guia e veja como fazer.
  • Fique atento, pois no período de prorrogação correrão os juros do contrato sobre o montante. Verifique se alguma taxa adicional será cobrada.

Algumas regras para renegociação de dívidas: 

 


Cliente BNB pode ter até 180 dias de prorrogação, a depender da operação. As solicitações devem ser feitas pelos canais de atendimento do Banco do Nordeste. Pelo 0800 728 3030, no Serviço de Apoio ao Cliente, você pode solicitar a renegociação do seu financiamento. Ou, se preferir, falar diretamente com sua agência via telefone. Os contatos das agências de todo estado estão no site https://www.bnb.gov.br/web/guest/rede-de-agencias. Outras opções ainda são o Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  e o processo no próprio site.


Prorrogação de vencimentos por até 90 dias para as linhas de crédito contratadas desde que os clientes estejam adimplentes. A data final do contrato será prorrogada. É preciso solicitar via internet ou SAC.

 


Prorrogação de vencimentos por até 120 dias para as linhas de crédito: Capital de Giro sem garantia/Avalista), Capital de Giro Empresarial e Giro Fácil, CDC Outros Bens – Serviços, Reorganização Financeira e Microcrédito Produtivo Orientado) para clientes adimplentes ou com atraso de até 59 dias. É preciso solicitar via internet ou ao gerente de conta.


As operações indiretas (normalmente feita pelas micro, pequenas e médias empresas) podem ter suas parcelas prorrogadas por até 180 dias, desde que a instituição financeira que intermediou a operação analise positivamente e faça a solicitação ao BNDES. Não é possível renegociar se foi utilizado o FGI – Fundo Garantidor do BNDES. Conheça outras exigências no link do BNDES indicado. A solicitação deve ser feita na instituição em que a empresa contratou a operação.

 


 Prorrogação de vencimentos por até 60 dias para as linhas de crédito: BB Giro Digital; BB Giro Empresa; BB Giro Corporate; BB Giro Rápido; BB Giro Cartões; BB Financiamento e BB Giro Mix Pasep (este último com regras específicas) para clientes adimplentes e sem outras restrições. É preciso solicitar via gerenciador financeiro.


Prorrogação de parcelas por até 180 dias para clientes em dia com linhas de crédito de capital de giro. Solicitar via aplicativo ou internet banking.

 


Prorrogação de contratos das empresas e taxistas por até seis meses. O contrato será prorrogado pelo mesmo período. aAs parcelas devem estar em dia, pelo menos até 29/2/2020. É preciso solicitar pelo (71) 3103-1003 ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.


Prorrogação de parcelas por até 30 dias para clientes em dia de algumas linhas de crédito. Veja lista no link disponibilizado. Outras condições de prorrogação são possíveis mediante consulta ao gerente via telefone, e-mail, internet banking ou site.

 

DICA DE OURO 

Em caso de insucesso na negociação com seu banco, verifique se há como fazer a portabilidade da dívida da operação para outra instituição com condições melhores, conforme previsto nas Resoluções 4.292 e 4.762 do Banco Central.  Veja mais orientações sobre isso em:  https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/renegociacao-e-portabilidade-de-dividas-em-tempos-de-coronavirus,94c94d029c551710VgnVCM1000004c00210aRCRD

Quer mais orientações? Acesse: 

https://sebraeorienta.com.br/credito.aspx

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/creditoassistido

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronafinancas