Ajuste o leme do seu barco!

Neste momento, ter pleno controle sobre os números do seu negócio é fundamental! Este controle permite decisões objetivas e com resultados positivos!

  • Assim, procure levantar suas vendas dos seis meses pré-pandemia e durante a pandemia. Anote!
  • Depois, anote seus gastos mensais com fornecedores, prestadores de serviço, impostos, taxas de cartão, comissões, funcionários, custos fixos, custo com bancos, despesas pessoais pagas pela empresa.
  • Verifique quais custos caíram e, eventualmente, quais aumentaram ou surgiram. Anote!

Pronto! Agora você pode avaliar qual a necessidade de caixa do negócio, qual a meta mínima de vendas, quais reduções de custo são necessárias, qual o cenário para realizar melhores negociações para o seu negócio.

Acesse o portal www.sebrae.com.br e baixe diversas planilhas que vão te ajudar no controle financeiro da sua empresa. (Link direto: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/sebraeaz/planilhas-de-gestao-financeira,5d4049fe44fe6610VgnVCM1000004c00210aRCRD)

Se desejar, você também pode agendar uma conversa com um dos especialistas em finanças do Sebrae, acessando Presença Financeira no site www.sebraeatende.com.br/presentecomvoce.

Acesse também ao infográfico GESTÃO FINANCEIRA EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS em http://www.agenciasebrae.com.br//asn/Estados/NA/Anexos/Guia%20Gest%C3%A3o%20Financeira.jpg.

Negociação com fornecedores

Os fornecedores são seus parceiros para que seu cliente seja bem atendido. Assim, mantenha uma relação de confiança e transparência. Negocie com antecedência e assertividade.

  • O primeiro passo é fazer um planejamento para saber o que a sua empresa realmente precisa, estabelecer as prioridades e definir do que pode abrir mão.
  • Você vai precisar de um tempo para refazer o caixa. Por isso, você deve negociar os valores, prazos compatíveis com essa realidade e isenção de multas.
  • Faça cotação com pelo menos dois fornecedores diferentes para ter mais condições de barganhar e até rever o valor pago.
  • É importante agir racionalmente. Informe-se e cuide da maneira como se expressa e da postura corporal. Mostre que você está seguro do que propõe, para realizar melhores negociações para a sua empresa.

Quer saber mais sobre esse assunto? Vejaas orientações em https://sebraeorienta.com.br/fornecedores.aspx

Acesse ao portal www.sebrae.com.br e leia o artigo COMO PAGAR OS FORNECEDORES DURANTE A CRISE DO CORONAVÍRUS?

Negociação com clientes

Seus clientes são a razão de ser do seu negócio. E a negociação com eles deve ser uma relação ganha-ganha!

  • Procure fazer as vendas à vista ou com cartões. É mais seguro e permite ter dinheiro em caixa. Evite vender fiado!
  • Cuidado com descontos excessivos.
  • Pratique preços justos. Mostre ao cliente que seu produto ou serviço tem valor e que atende às necessidades dele.
  • Caso seja uma renegociação de dívida do cliente, procure obter um valor de entrada à vista e feche valores e prazos de parcela que sejam realizáveis.
  • Respeitando as regras de Defesa do Consumidor, nunca deixe de procurar negociar com um cliente inadimplente.

DICA DE OURO:

Kit de Enfrentamento - (re)Negociando com Fornecedores e Clientes

Avaliação de preços e meta de vendas

Novo momento e nova realidade. Novos produtos/serviços, novas formas de entrega e relação com o cliente! Cliente com novas necessidades! Prepare-se para o futuro! Logo, hora de rever preços e estabelecer metas de venda.

Quais preços a empresa irá praticar com base na nova realidade de mix de produtos, do perfil do cliente e das novas condições de venda, permitindo que o negócio pague suas contas e gere lucro? Para isso, fique atento a estas dicas:

  • Levante os custos e despesas, incluindo custos adicionais tais como plataforma digital, site, entregas, embalagens, etc.
  • Faça uma estimativa de vendas em cenário conservador, realista e otimista, considerando a demanda e a capacidade de produção/aquisição e realização/entrega em período de pandemia e pós-pandemia.
  • Forme o preço de forma correta, com auxílio profissional, bem como as metas mínimas de venda e compare com os preços da concorrência.
  • Identifique os produtos/serviços que são mais lucrativos e trabalhe a venda dos mesmos. Monitore e adeque.

Acesse https://www.youtube.com/channel/UC9PmLGbztiG9UqcY6A5jRIQ/ e assista o vídeo sobre formação do preço de venda.

Para ter mais dicas sobre controle das vendas acesse o portal www.sebrae.com.br e leia o artigo NÃO BASTA VENDER, É PRECISO PLANEJAR E MONITORAR AS ATIVIDADES

 Orientações importantes

  • O momento é de bastante atenção com as finanças do negócio! Lembre-se que os números refletem a gestão do negócio como um todo, pois resultados bons ou ruins são reflexo de como a empresa atua no dia-a-dia.
  • A pandemia, além do travamento econômico que gerou, aflora a percepção dos ajustes de gestão necessários. Um exemplo é a falta de recursos em caixa para emergências. Muitas vezes este fato é decorrência de retiradas excessivas, formação de preço equivocada, desperdícios, processos ruins de produção, estratégia equivocada de vendas, dentre outros fatores.
  • O descasamento entre os prazos de compra/pagamento e vendas/recebimento é outra realidade a ser trabalhada, pois muitas empresas equilibravam o caixa com recebimentos futuros antecipados apenas.
  • Ter os controles financeiros com informações confiáveis, atualizadas e analisadas com cuidado é fundamental! Invista na implantação do fluxo de caixa projetado e análise de resultados.

Assim, aproveite uma ocorrência grave e fora do seu controle, para executar melhorias que estão sob sua responsabilidade. Volte mais organizado e mais forte. Estabeleça metas e alcance os resultados!