Inovar é preciso!

Desbrave novos horizontes. Se liga nesse top 6:

1) Inove toda semana ou todo mês

Com tanta incerteza, as perspectivas dos negócios estão mudando rapidamente. Por isso, é importante repetir em pequenos ciclos, talvez semanalmente, o que pode ser melhorado hoje. Crie diferenciais, pequenos ajustes e teste. A inovação em pequenos ciclos também desempenha um papel de proporcionar aos funcionários um trabalho significativo em tempos incertos.

2) Faça pequenos protótipos

Elabore novos produtos e/ou serviços e teste, sem grandes orçamentos gastos no momento. Isso pode fazer uma grande diferença para a evolução do seu negócio e diferenciação de mercado.

3) Desenvolva uma mentalidade inovadora

É aquela que faz com que você pense fora do padrão. Ao enfrentar um problema ou um desafio, em vez de procurar a solução mais óbvia, a mentalidade inovadora o(a) faz buscar opções diferentes de tudo que já foi testado.

4) Tenha uma cultura de inovação na empresa

Todos devem pensar de forma inovadora dentro da empresa. A rotina dentro de uma empresa pode desestimular esse tipo de pensamento, mas é papel dos gestores promover um espaço de troca, onde todos se sintam livres para expor suas ideias.

5) Invista na capacitação

A capacitação tira o profissional da zona de conforto, estimula o pensamento crítico e o coloca em contato com novas ferramentas. O benefício dessa estratégia é que você não precisa investir dinheiro. Existem diversos cursos e treinamentos que podem ser feitos gratuitamente.

6) Busque parcerias

Existem diversas iniciativas no mercado que auxiliam na diferenciação dos negócios. As startups (empresas jovens com modelo de negócio inovador), por exemplo, podem oferecer soluções interessantes e tecnológicas para os desafios da sua empresa, por preços acessíveis, e ajudar na melhor performance e inovação do seu negócio.