O que preciso saber para dominar o mercado digital?

  • Conheça o mercado digital (perfil das empresas e consumidores) isso vai te dar uma noção clara de como atuar e do que esperar.
  • Identifique as oportunidades de atuação no comércio eletrônico e os segmentos mais rentáveis no meio virtual par definir o seu nicho.
  • Organize o site, escolha a tecnologia da loja online e faça um planejamento da sua atuação no digital.
  • Entenda sobre os aspectos legais e impostos específicos das vendas virtuais.
  • Conheça os meios de pagamento do comércio eletrônico para proporcionar vendas com segurança.
  • Construa sua loja virtual utilizando-se de dicas sobre layout, cores, usabilidade e outras questões de design.
  • Saiba o que o cliente deseja e como se comporta.
  • Conheça as estratégias de marketing e os canais de divulgação online (redes sociais) para impulsionar a visibilidade dos seus produtos ou serviços e faturar mais.
  • Procure entender sobre logística e estoque no e-commerce para fazer uma entrega adequada e lidar com as questões pós-venda.

Quer ficar por dentro de cada uma dessa dicas? Acesse o site www.sebrae.com.br leia o artigo 9 DICAS PARA DOMINAR O MERCADO DIGITAL e acesse o conteúdo de apoio.

Na era da informação o seu negócio precisa ter uma presença ativa na internet. O Marketing Digital é o conjunto de ações que ajudam a promover e divulgar seus produtos e serviços, crescer as vendas, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca por meio das mídias digitais.

    • Evite estratégias caras. É possível começar a vender on-line de forma simples e sem grandes investimentos.
    • Comunique-se com os seus clientes. Não adianta nada fazer delivery se o seu consumidor não souber disso.
    • Diversifique os canais de venda. Também vale receber os pedidos pelo telefone para atender os menos familiarizados com a tecnologia. Quanto mais canais de comunicação, melhor!
    • Pense a longo prazo. A compra pelo digital vai ser mais comum no futuro do que a compra em espaços físicos. Avalie qual o melhor modelo de venda virtual para o seu negócio.
    • Explore os formatos disponíveis: plataformas de vendas on-line, Whatsapp e Google Meu Negócio (ferramenta que ajuda a gerenciar a presença da sua empresa no Google de forma gratuita) são boas alternativas.

No canal do Sebrae Talks no Youtube você pode assistir ao vídeo 5 DICAS PARA IMPULSIONAR SEU NEGÓCIO NO GOOGLE!

Você também pode acessar ao portal www.sebrae.com.br/coronavirus, baixar a cartilha VOCÊ AINDA NÃO VENDE ONLINE? ESSE É O MOMENTO PARA COMEÇAR! e conhecer os principais canais digitais que podem ajudar as empresas venderem mais neste período.

Algumas tendências de Marketing Digital que você não pode ficar de fora

  • Marketing de Indicação - Crie um programa de indicação bem elaborado, onde os clientes recebam benefícios (sejam descontos ou experiências exclusivas).
  • Marketing de Influência - Os influenciadores (famosos ou não) conseguem deter a atenção das pessoas e isso pode ser crucial na hora de converter uma ação em venda, além de contribuir para gerar mais confiança das pessoas sobre a sua marca.
  • Lei Geral de Proteção de Dados - A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Nº 13.709) ainda entrou em vigor no país, mas as empresas precisam começar a se adaptar. Respeitar e resguardar a privacidade dos dados dos clientes é demonstrar preocupação e cuidado.
  • Marketing de conteúdo - Seja na forma de texto para blog, vídeo ou podcast, produzir conteúdo relevante aumenta as oportunidades de interação com o seu público e é uma ótima aposta de estratégia para o seu negócio.

Conheça outras tendências em Marketing Digital acessando ao link https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/10-tendencias-de-marketing-digital,ae2451f30ec01710VgnVCM1000004c00210aRCRD.

Coronavírus: o impacto nas vendas online

Mudanças no comportamento de compra: Você sabia que os consumidores estão priorizando a compra online de itens essenciais? Veja só:

  • As vendas de supermercados tiveram um aumento de 16%, e a taxa de conversão média no setor aumentou 8,1%.
  • As visitas a sites de saúde (como alimentos naturais, vitaminas e higiene) aumentaram 11%, e as vendas dispararam 27%.
  • A visita a páginas de utensílios domésticos teve um aumento de 33%.
  • Além de todos os tipos de delivery, que tiveram uma alta taxa de procura.

Explore os mares das redes sociais

  1. Entenda como funcionam e qual é o público de cada uma para criar relacionamento.
  2. Encontre inspiração de marcas bem-sucedidas no segmento do seu negócio.
  3. Planeje o conteúdo, pelo menos semanalmente, e programe as postagens.
  4. Atente-se às datas comemorativas e escolha os melhores horários para a sua audiência.
  5. Monitore os resultados!

Saiba mais sobre cada um desses tópicos no artigo 10 DICAS BÁSICAS DE REDES SOCIAIS PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS disponível no portal www.sebrae.com.br/coronavirus 

No canal do Sebrae Talks no Youtube você pode assistir ao vídeo COMO AUMENTAR AS VENDAS COM AS REDES SOCIAIS EM TEMPOS DE CRISE. (Link direto: https://www.youtube.com/watch?v=rTFw4Cdn2mY)

  

Instagram para vender mais em tempos de coronavírus.

    • Use bem as hashtags (#) – escolha palavras e temas que tenham relação com o seu negócio. Assim, quando um usuário buscar pelo termo, ele encontrará a sua marca.
    • Faça fotos de qualidade.
    • Converse com o seu público. Promova conteúdos que gerem interação e tente responder seus seguidores de uma forma rápida e simpática.
    • Explore todas as ferramentas do Instagram (Stories, IGTV, etc.) e pesquise por aplicativos que tratam a imagem e ajudam a fazer postagens com uma aparência mais interessante.
    • Quando tiver um dinheirinho sobrando, invista em postagens patrocinadas.
    • Faça sorteios promocionais na sua página.
    • Elabore conteúdos otimistas e bem-humorados.
    • Não explore a pandemia na publicidade.

DICA DE OURO:

Defina a persona do seu negócio. E o que é isso? Com base nas características mais comuns dos seus clientes, crie um personagem fictício que simbolize o seu cliente ideal: dê um nome, defina onde mora, qual a sua idade, o gênero, onde trabalha, quais são os seus hobbies, suas dores e desejos e o principal: como sua marca colabora para que a persona seja mais feliz. Isso ajuda a pensar em estratégias mais certeiras para atuar nas redes sociais e atrair o seu público-alvo.

Acesse ao portal www.sebrae.com.br e leia o artigo COMO USAR O INSTAGRAM PARA VENDER MAIS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Veja como o WhatsApp pode ajudar a manter as vendas

  • Envolva o cliente. Explique o diferencial do seu contato.
  • Segmente a sua lista de contatos – faça um cadastro dos novos clientes, solicite o número de WhatsApp e peça autorização para enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços.
  • Atribua tags aos clientes – tag é um recurso do aplicativo que ajuda a organizar os contatos por ordem de interesse, área de atuação, perfil, dúvidas e outras categorias que escolher.
  • Aproveite os recursos das listas de transmissão – funcionam como grupos, a diferença é que os clientes recebem as mensagens de forma individual.
  • Invista em um número exclusivo para a sua empresa.
  • Use a ferramenta como um canal de vendas, principalmente durante a pandemia.
  • Acompanhe as estatísticas das ações – número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes.
  • Divulgue o número de WhatsApp da empresa - destaque o número de WhatsApp da empresa nos materiais impressos ou virtuais, nas redes sociais, espalhe essa informação e em todos os ambientes em que sua marca for divulgada.
  • Preste um bom atendimento - os clientes vão utilizar o WhatsApp para solicitar atendimento, tirar dúvidas etc. Aproveite a praticidade e esteja preparado para lidar com essas situações.
  • Utilize um link direto para o seu WhatsApp - assim, você facilita o contato do cliente com a sua empresa.

Quer saber mais sobre link direto, lista de transmissão e analisar estatísticas?

Acesse o artigo UTILIZE O WHATSAPP BUSINESS PARA MANTER AS VENDAS no portal www.sebrae.com.br

No Instagram do Sebrae Atende você pode assistir ao vídeo IMPULSIONE COM O FACEBOOK - USE O WHATSAPP PARA IMPULSIONAR O SEU NEGÓCIO e conhecer os diversos recursos dessa ferramenta. (Link direto: https://www.instagram.com/tv/B_lADc-l9lr/?hl=pt-br).

Como divulgar com o Facebook

Com cerca de 130 milhões de contas ativas no Brasil, o Facebook ainda é uma das principais plataformas para divulgar o seu negócio na internet.

  • Crie uma página para sua empresa com a sua própria identidade.
  • Gere conteúdos.
  • Participe dos grupos.
  • Use o marketplace do Facebook.
  • Faça anúncios.

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Acesse Presença digital no site www.sebraeatende.com.br/presentecomvoce e conheça as consultorias do Sebrae sobre impulsionamento através de anúncios.

No portal www.sebrae.com,br leia o artigo COMO DIVULGAR O SEU NEGÓCIO NO FACEBOOK

No Instagram do Sebrae Atende você pode assistir ao vídeo DESCUBRA FERRAMENTAS PARA CONDUZIR O SEU NEGÓCIO e conhecer os diversos recursos dessa ferramenta

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